Eu confesso que dei palmadinhas no meu filho e achava super "normal".Ate que comecei a perceber que nao ajuda, e que na verdade dar palmadas e uma forma de descontrole emocional por parte dos pais, alem de ser um vicio Cultural muito forte !!!
Decidi que antes tarde do que nunca, e que cria-lo com muito amor, conversas e ajuda de Livros, como Solucoes pra noites sem choro, Quem ama Educa, ou Besame Mucha so tem a contribuir para a criacao de nossos pequenos(as) e quebrar esses vinculos culturais violentos e reformular conceitos.
E importante lembrar que nao se bate so com as maos ou com objetos, e tambem com palavras e/ou ameacas!!
Por que não bater. (Tânia Zaguri)
* porque bater nada tem a ver com ensinar a ter limites; na verdade, são atitudes até opostas. Quem bate dá uma verdadeira aula de falta de limites próprios e até de covardia.
* porque existem formas infinitamente mais eficientes e humanas de manter a disciplina, com mensagens bem mais positivas do que a agressão física.
* porque, com o tempo, a palmadinha leve no bumbum, que tanta gente defende como inofensiva, deixa de surtir efeito e acaba se transformando em palmadas cada vez mais fortes e, ao final, em verdadeiras surras.
* porque só bate quem não age antes de perder a cabeça.
* porque, mesmo obedecendo, a criança não aprende verdadeiramente, apenas deixa de fazer certas coisas por medo de apanhar.
* porque bater não resolve os problemas da relação, apenas encobre os conflitos e, ainda assim, por pouco tempo.
* porque depois, quando os pais se acalmam, sentem-se culpados e tendem a afrouxar de novo os limites, para aplacar a sensação aflitiva de culpa, perpetuando a situação de conflito.
* PORQUE BATER É ASSINAR SEU PRÓPRIO ATESTADO DE FRACASSO COMO EDUCADOR!
No comments:
Post a Comment